segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CVESLC


Professores, Pais e outros colaboradores unidos na formação dos atletas
             
  •             A competição e a prática desportiva de qualidade ou excelência são incentivadas na Escola e no Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho nas dimensões mais nobres do desporto: dedicação, empenhamento, correcção, esforço, evolução, espírito competitivo e desportivo, fair-play, satisfação pessoal, gosto pela modalidade, prazer de estar e participar em equipa, confiança e competência na competição. A valorização somente dos resultados, e a todo o custo, não são nosso apanágio; estes são importantes, mas não são os valores essenciais.    
  •             O Voleibol, tal como a generalidade dos desportos colectivos, é uma das modalidades cujo resultado desportivo depende de um excelente trabalho em equipa e das relações interpessoais entre quem ensina e quem aprende. O jogo e o treino devem ser potencializados para que se aumentem os níveis de confiança individual e colectiva e para que a interacção sincronizada entre todos seja mais do que a soma de cada uma das partes. O trabalho vivido em cada dia, em cada treino, em cada jogo e em equipa, pode ser um excelente instrumento de socialização e de educação para os valores sociais relacionados com a competição, a cooperação, a solidariedade, o empenhamento e o fair-play. Os nossos alunos/atletas, como se pode verificar no dia-a-dia, sentem o prazer de jogar e de viver o espírito de cada equipa do nosso Clube.   
  •             A motivação dos nossos atletas para o desporto e a perspectiva de continuidade no Voleibol em particular, em fases sensíveis do desenvolvimento dos jovens, depende muito do apoio e acompanhamento dos pais. A participação destes faz parte integrante do nosso projecto desportivo, o que pressupõe, naturalmente, haver um acordo sobre os objectivos e a importância da prática desportiva no processo evolutivo de educação do jovem. As muito boas relações humanas entre os pais e os professores/treinadores estimulam a confiança entre os dois educadores. Há necessidade e é importante a presença e o carinho dos pais nos treinos e nas competições, não para exigir resultados, mas para analisar a evolução e o empenhamento dos filhos. É também importante para partilhar as dificuldades e os sucessos com o professor/treinador e, por sua vez, com a equipa. O apoio dos pais é pois fundamental. 
  •             Esta participação saudável, recíproca e eficaz leva os pais a identificarem-se com o Clube e  com a equipa e a identificarem os benefícios da actividade desportiva. Consequentemente, estarão disponíveis para ver o Voleibol como um excelente instrumento de educação para a vida dos seus filhos. Ao longo destes três anos e pouco de vida do nosso Clube, vários pais já assumiram algumas das despesas que decorrem deste investimento no futuro do seu educando.  
  •             Os professores de Educação Física da Escola e do Clube estão envolvidos no desporto escolar e na formação desportiva ao nível do sector federado/Voleibol e Ginástica, de forma articulada e compatível. Também eles participam neste projecto, retirando muitas horas da sua vida familiar e de ócio, para se dedicarem à formação biopsicossocial e desportiva dos seus atletas, de uma forma altruísta e abnegada.    
  •             Antigos alunos, actuais alunos e jogadores das equipas da Escola também exercem diversas funções e colaboram desinteressadamente com este Clube. Temos treinadores, um médico, delegados, oficiais de jogo, patrocinadores e ainda apoiantes/colaboradores nos jogos e nos treinos. Todos somos poucos para levar por diante este projecto.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

JOGOS


Jogos do dia 29 de Janeiro de 2011
Data
Hora
Escalão
Jogos e resultado
29-01-2011
Sábado
18:00
Juv. Fem.
Escola  Sec. de Latino Coelho
3:0
CDRJ Anreade
29-01-2011
Sábado
15:00
Inf. Masc.
Escola  Sec.  de Latino Coelho
1:3
GC Santo Tirso

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

JOGOS

Jogos do dia 22 de Janeiro de 2011
Data
Hora
Escalão
Jogos e resultado
22-01-2011
Sábado
17:00
Juv. Fem.
Escola  Sec. de Latino Coelho
3:0
CARDES
22-01-2011
Sábado
15:00
Inf. Fem.
Escola  Sec.  de Latino Coelho
3:0
CDRJ Anreade
22-01-2011
Sábado
14:30
Juv. Masc.
CAIC
Vitória SC
Viana VC
3:0
1:2
0:3
Escola  Sec.  de Latino Coelho
22-01-2011
Sábado
15:00
Inf. Masc.
Ala de Gondomar
3:0
Escola  Sec.  de Latino Coelho




quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Treino

O Treino e a evolução dos atletas

            No Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho, durante o treino, procuramos promover o desenvolvimento dos nossos atletas a nível: físico, técnico, táctico, psíquico, social, da responsabilidade, da cooperação, ético e da sua saúde. O ensino da técnica e da táctica é fundamental, está sempre presente porque a competição é uma realidade a que não podemos nem devemos virar as costas.
            Contribuímos para a formação dos atletas nas suas diferentes vertentes, para que cada um deles alcance o seu nível óptimo. Promovemos o gosto pela prática desportiva regular e com autoconfiança. Preparamos os atletas para atingirem, quando for necessário, um patamar superior a nível da forma desportiva.
            Cada um dos atletas deverá ter muita vontade em querer ter êxito no Voleibol, ter um pensamento positivo, ter um autocontrolo muito forte, ter equilíbrio nas suas atitudes diárias e com responsabilidade de assumir os seus actos. A atitude de cada atleta é melhorada e deverá sentir que esta será muito importante para o seu êxito pessoal e também da equipa.
            Temos em atenção as fases ou períodos em que os seus ritmos de crescimento e desenvolvimento se alteram. O treino é adaptado a estas fases ou períodos. Preocupamo-nos com a sua “vida individual, familiar e escolar”. As fases sensíveis de aplicação de estímulos são respeitadas, evitamos algumas capacidades motoras e desenvolvemos outras, desenvolvemos algumas técnicas e evitamos o desenvolvimento de outras.
            O treino é devidamente planeado. Cada sessão é dinamizada e tem em atenção as seguintes três fases: aquecimento (parte preparatória), parte fundamental ou principal e o retorno à calma que, poderá servir de reflexão pedagógica. Cada atleta deverá ter consciência da sua evolução, manutenção ou retrocessos, para assim poder evoluir. O professor/treinador habitualmente conhece bem o comportamento de cada um e da equipa e, assim, reformula o que tiver de ser reformulado. Temos sempre cuidado com o estado de fadiga e a especificidade do treino. O treino contempla os seguintes aspectos: objectivos do treino, volume, intensidade, exercícios gerais e específicos, métodos e técnicas de ensino, formas de organização, meios de treino, espaço e local onde o treino se desenrola. A complexidade é grande mas nada que não se possa ultrapassar. A experiência ajuda muito.
            Cada coisa no seu lugar e em seu devido tempo. Ao trabalhar devagar, poderemos ir longe e “nunca devemos dar um passo maior do que a perna”. Os estímulos positivos também são muito importantes, contudo não são fundamentais. Devemos aprender com as derrotas. Devemos treinar bem para assim fazermos/executarmos bem e quando estamos em competição esta será o reflexo do treino realizado ao longo do dia, da semana, do mês e do ano.
            Quando há momentos em que os factores do treino (físico, técnico, táctico e psicológico) convergem nas adaptações, então nós poderemos evoluir com o treino do atleta e da equipa. Só após uma avaliação cuidada é que tal poderá acontecer.
            Existem múltiplos factores que influenciam as fases e a vida desportiva dos nossos atletas. A família, a escola, os (as) amigos (as), outras pessoas directamente ligadas ao Clube (Escola), como por exemplo os outros técnicos/professores, etc.
AF

Jogos do dia 15 de Janeiro de 2011

Jogos do dia 15 de Janeiro de 2011
Data
Hora
Escalão
Jogos e resultado
15-01-2011
Sábado
11:30
Inf. Fem.
Frei Gil
0:3
Escola  Sec. de Latino Coelho
15-01-2011
Sábado
15:00
Inf. Masc.
Escola  Sec.  de Latino Coelho
2:3
AA de Espinho

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

JOGOS dos dias 8 e 9 de Janeiro de 2011

Jogos dos dias 8 e 9 de Janeiro de 2011
Data
Hora
Escalão
Jogos e resultado
08-01-2011
Sábado
17:00
Juv. Fem.
CDR de Anreade
0:3
Escola  Sec.  de Latino Coelho
08-01-2011
Sábado
15:00
Inf. Fem.
Escola  Sec. de Latino Coelho
3:0
CAIC
09-11-2010
Domingo
14:30
Juv. Masc.
CAIC
Vitória SC
Viana VC
1:2
0:3
0:3
Escola  Sec.  de Latino Coelho
08-01-2011
Sábado
15:00
Inf. Masc.
VC Viana
3:0
Escola  Sec.  de Latino Coelho