domingo, 13 de março de 2011



NADA ACONTECE POR ACASO!


            Uma equipa tem de trabalhar à medida da sua insaciável vontade de aprender e vencer. O treino deverá ser uma constante para os jogadores que vivem o espírito da vitória, como se esta fosse a última na sua vida de desportista. Assim como na vida, o sacrifício e a exigência deverão estar sempre presentes nos atletas que querem, com uma vontade férrea, vencer. Ninguém vence se não tiver vontade de vencer. Quando vamos realizar um jogo de Voleibol temos sempre duas hipóteses, ou vencemos ou perdemos. Se à partida estivermos preparados para a vitória poderemos ganhar ou perder, mas se não estivermos preparados e não ambicionarmos a vitória com certeza que iremos perder esse jogo, assim como na vida. Todos sabemos que esta organização dos campeonatos dos escalões de formação poderia ser diferente, contudo ela não deverá ser o motivo de desmotivação. Deveremos pensar sempre que a seguir a um dia de chuva e trovoada virá sempre um dia radioso de sol.
            No treino e no jogo todos os jogadores são importantes na construção de um resultado e não somente aqueles que costumam jogar.
Uma coisa é treinarmos com 10 jogadores outra coisa é treinarmos com doze, treze, catorze ou mais jogadores. Todos têm a sua função e aqueles que não jogam tantas vezes, deverão continuar a trabalhar para sentirem que a sua vez chegará mais tarde ou mais cedo. Aos jogadores que jogam mais assiduamente é muito importante apoiarem e olharem para os outros colegas como uma mais valia para a melhoria do rendimento da equipa.
            A atenção e a “agressividade” deverão ser uma constante quer no treino quer nos jogos. O nosso maior desafio é transformar a rotina do treino/jogo em prazer. O nosso objectivo é vencer. Quem não quer ou gosta sorrir quando vence? Vencer medos, superar obstáculos, ir além a fim de termos algo para contar, transmitir conhecimentos e ajudar os outros são factores muito importantes quer no desporto quer na vida.
            Há tempo para tudo, o que é necessário é organizarmo-nos. Poderemos não ter tempo para coisas menos importantes mas arranjamos sempre tempo para realizar/fazer aquilo que mais gostamos. Não gostamos de jogar Voleibol? Então de que estamos à espera? Tudo é importante quando ambicionamos a vitória, desde o treinar três vezes pelo menos na semana, chegar à hora marcada aos treinos e jogos, aplicarmo-nos, esforçarmo-nos mais quando temos alguma dificuldade, colaborar com os outros, ter espírito de sacrifício, ter espírito de equipa, ambicionar ganhar o próximo jogo, etc.
            Quanto aos “castigos” que alguns atletas sofrem quando os seus pais não os deixam treinar/jogar porque baixaram o seu rendimento escolar, poderemos dizer que é um critério familiar que deverá ser respeitado, contudo os professores/treinadores, estão sempre ao seu dispor para colaborar na formação desportiva e humana dos seus filhos. Será que é sempre o Voleibol que lhes retira tempo ao estudo? Não serão outras coisas naturais da vida destes jovens que terão de ser também levadas em consideração? É muito positivo haver um diálogo franco e aberto entre todos para que, quer o seu rendimento escolar, quer o rendimento desportivo, quer a sua vida pessoal vivam em harmonia e contribuam para o seu equilíbrio biopsicosocial.
            Nunca esquecendo todos os atletas, porque todos são importantes na construção da vitória, felicito particularmente também os atletas que são bons alunos e bons desportistas em simultâneo. Ao longo da vida de professor/treinador sempre tive o privilégio de ter bastantes desses alunos. Hoje são médicos, engenheiros, professores, advogados, etc., têm a sua licenciatura, mestrado e doutoramento, estão/vivem em várias partes do país e do mundo e ainda hoje vêm, de vez em quando, à Escola e recordam os tempos muito felizes que viveram quando estudavam e pertenciam às equipas de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho. O Voleibol foi muito importante na sua formação e na sua vida.
            Devemos acreditar sempre – Há momentos em que tudo parece perdido mas é preciso acreditar sempre. É preciso olharmos e vislumbrar o sabor da conquista proporcionado pela realização do nosso sonho. Mesmo no fundo do poço ainda há chance de vitória! Só depende de nós próprios. Bom trabalho e contem sempre connosco!



Sem comentários:

Enviar um comentário