sábado, 20 de novembro de 2010

PRÉMIO NACIONAL"ESPÍRITO DESPORTIVO"

 Para a Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego

          No dia 12 de Novembro de 2010, em Torres Novas, pelas horas, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, realizou-se a “Festa do Desporto Escolar – 2010” que contou com a presença de S. Exa. a Ministra da Educação e de muitas outras entidades de relevo nacional. A Festa do Desporto Escolar – 2010 visou a atribuição de Prémios e pretendeu homenagear aqueles que mais se distinguiram, no âmbito do Desporto Escolar, ao longo do ano lectivo anterior.
Estes prémios envolvem nove categorias: “Aluno”, Espírito Desportivo”, “Professor”, “Escola”, “Autarquia”, “Internacional”, “Carreira Desportiva”, “Media” e “Desporto Adaptado. No ano anterior a Escola Secundária de Latino Coelho, já tinha sido uma das poucas Escolas a nível nacional a ser contemplada com o prémio na categoria: “Escola”.
          Foi também assinado um protocolo entre a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular e o Sr. Comandante Vicente Moura do Comité Olímpico de Portugal no sentido de promover, nas escolas, o espírito e os valores olímpicos, em particular no ano de 2012, ano em que terá lugar a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Londres.
          Este Prémio “Espírito Desportivo” foi atribuído aos alunos do Desporto Escolar da Escola Secundária de Latino Coelho que têm revelado ao longo dos tempos um verdadeiro espírito desportivo sempre que participam nas actividades do Desporto Escolar, quer a nível local, regional, nacional e mesmo internacional. Somente duas escolas, a nível nacional, foram distinguidas com este prémio, o que revela os critérios muito apertados para a sua atribuição.
          Para receber este Prémio “Espírito Desportivo”, deslocou-se a Torres Novas e à Festa do Desporto Escolar o Sr. Director da Escola, José António F. Martins Rocha, acompanhado pelos Professores de Educação Física, Alfredo Ferreira e Avelino Eira. Dos nove professores de Educação Física da Escola, oito participam neste Projecto com grupos-equipa, o que tem contribuído para, ao longo dos anos, levar bem longe o nome da Escola e da cidade de Lamego através da sua participação nos eventos do Desporto Escolar. A Senhora Ministra da Educação, Isabel Alçada, recebeu também das mãos do Sr. Director da Escola, a medalha comemorativa dos 130 anos da Escola e desta recebeu os parabéns pelo aniversário e por mais um prémio nacional recebido.
          Altas figuras políticas do país, do governo e do desporto nacional não quiseram faltar a este evento, entre elas estavam vários membros do Governo e vários campeões portugueses, nacionais, da Europa, mundiais e até olímpicos, como por exemplo Carlos Lopes e Rosa Mota do Atletismo.
          Espírito desportivo é, em primeiro lugar, observar estritamente todas as regras do desporto. É procurar nunca cometer deliberadamente uma falta. Ter espírito desportivo é respeitar o árbitro e os juízes. A presença do árbitro ou do júri é essencial para todas as competições que se realizam. O árbitro tem sempre um papel muito difícil a desempenhar. Devemos sempre compreender a sua actuação. Ele merece inteiramente o respeito de todos os intervenientes no espectáculo desportivo. Os jogadores/atletas devem aceitar todas as decisões do árbitro sem pôr em causa a sua integridade. Devem reconhecer com dignidade a superioridade do adversário na derrota, aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar o seu adversário. Saber reconhecer a boa actuação e os bons desempenhos do seu adversário, querer competir na igualdade com um oponente também é ter espírito desportivo. Os jogadores/atletas devem com o seu talento e habilidade para tentar obter a vitória, recusar ganhar através de meios ilegais, fraudulentos e violentos, é manter a dignidade em todas as circunstâncias. É demonstrar que temos domínio sobre nós mesmos.
          O desporto é uma actividade que, se for exercida de maneira leal, permite ao indivíduo conhecer-se melhor, exprimir-se e realizar-se; desenvolver-se plenamente e demonstrar as suas capacidades; o desporto permite uma interacção social, é fonte de prazer e proporciona bem-estar e saúde.  É recusar incessantemente que a violência física ou verbal tome conta de nós.
          As centenas, mesmo milhares de alunos da Escola Secundária de Latino Coelho que ao longo do tempo têm  participado nas competições do Desporto Escolar, têm procurado sempre cumprir com estes princípios e nunca ganhar a qualquer preço, qualquer competição em que participem. A honestidade desportiva honra os seus Alunos e Atletas e por consequência a Escola. Por isso, a Escola Secundária de Latino Coelho agradece este Prémio Nacional aos seus antigos e actuais Alunos que, ao longo do tempo, levaram bem alto e bem longe o seu nome.





 Adapatdo do "Jornal do Douro".