quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O Treino

O Treino e a evolução dos atletas

            No Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho, durante o treino, procuramos promover o desenvolvimento dos nossos atletas a nível: físico, técnico, táctico, psíquico, social, da responsabilidade, da cooperação, ético e da sua saúde. O ensino da técnica e da táctica é fundamental, está sempre presente porque a competição é uma realidade a que não podemos nem devemos virar as costas.
            Contribuímos para a formação dos atletas nas suas diferentes vertentes, para que cada um deles alcance o seu nível óptimo. Promovemos o gosto pela prática desportiva regular e com autoconfiança. Preparamos os atletas para atingirem, quando for necessário, um patamar superior a nível da forma desportiva.
            Cada um dos atletas deverá ter muita vontade em querer ter êxito no Voleibol, ter um pensamento positivo, ter um autocontrolo muito forte, ter equilíbrio nas suas atitudes diárias e com responsabilidade de assumir os seus actos. A atitude de cada atleta é melhorada e deverá sentir que esta será muito importante para o seu êxito pessoal e também da equipa.
            Temos em atenção as fases ou períodos em que os seus ritmos de crescimento e desenvolvimento se alteram. O treino é adaptado a estas fases ou períodos. Preocupamo-nos com a sua “vida individual, familiar e escolar”. As fases sensíveis de aplicação de estímulos são respeitadas, evitamos algumas capacidades motoras e desenvolvemos outras, desenvolvemos algumas técnicas e evitamos o desenvolvimento de outras.
            O treino é devidamente planeado. Cada sessão é dinamizada e tem em atenção as seguintes três fases: aquecimento (parte preparatória), parte fundamental ou principal e o retorno à calma que, poderá servir de reflexão pedagógica. Cada atleta deverá ter consciência da sua evolução, manutenção ou retrocessos, para assim poder evoluir. O professor/treinador habitualmente conhece bem o comportamento de cada um e da equipa e, assim, reformula o que tiver de ser reformulado. Temos sempre cuidado com o estado de fadiga e a especificidade do treino. O treino contempla os seguintes aspectos: objectivos do treino, volume, intensidade, exercícios gerais e específicos, métodos e técnicas de ensino, formas de organização, meios de treino, espaço e local onde o treino se desenrola. A complexidade é grande mas nada que não se possa ultrapassar. A experiência ajuda muito.
            Cada coisa no seu lugar e em seu devido tempo. Ao trabalhar devagar, poderemos ir longe e “nunca devemos dar um passo maior do que a perna”. Os estímulos positivos também são muito importantes, contudo não são fundamentais. Devemos aprender com as derrotas. Devemos treinar bem para assim fazermos/executarmos bem e quando estamos em competição esta será o reflexo do treino realizado ao longo do dia, da semana, do mês e do ano.
            Quando há momentos em que os factores do treino (físico, técnico, táctico e psicológico) convergem nas adaptações, então nós poderemos evoluir com o treino do atleta e da equipa. Só após uma avaliação cuidada é que tal poderá acontecer.
            Existem múltiplos factores que influenciam as fases e a vida desportiva dos nossos atletas. A família, a escola, os (as) amigos (as), outras pessoas directamente ligadas ao Clube (Escola), como por exemplo os outros técnicos/professores, etc.
AF