O Treino e a evolução dos atletas
No Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho, durante o treino, procuramos promover o desenvolvimento dos nossos atletas a nível: físico, técnico, táctico, psíquico, social, da responsabilidade, da cooperação, ético e da sua saúde. O ensino da técnica e da táctica é fundamental, está sempre presente porque a competição é uma realidade a que não podemos nem devemos virar as costas.

Cada um dos atletas deverá ter muita vontade em querer ter êxito no Voleibol, ter um pensamento positivo, ter um autocontrolo muito forte, ter equilíbrio nas suas atitudes diárias e com responsabilidade de assumir os seus actos. A atitude de cada atleta é melhorada e deverá sentir que esta será muito importante para o seu êxito pessoal e também da equipa.
Temos em atenção as fases ou períodos em que os seus ritmos de crescimento e desenvolvimento se alteram. O treino é adaptado a estas fases ou períodos. Preocupamo-nos com a sua “vida individual, familiar e escolar”. As fases sensíveis de aplicação de estímulos são respeitadas, evitamos algumas capacidades motoras e desenvolvemos outras, desenvolvemos algumas técnicas e evitamos o desenvolvimento de outras.

Cada coisa no seu lugar e em seu devido tempo. Ao trabalhar devagar, poderemos ir longe e “nunca devemos dar um passo maior do que a perna”. Os estímulos positivos também são muito importantes, contudo não são fundamentais. Devemos aprender com as derrotas. Devemos treinar bem para assim fazermos/executarmos bem e quando estamos em competição esta será o reflexo do treino realizado ao longo do dia, da semana, do mês e do ano.
Quando há momentos em que os factores do treino (físico, técnico, táctico e psicológico) convergem nas adaptações, então nós poderemos evoluir com o treino do atleta e da equipa. Só após uma avaliação cuidada é que tal poderá acontecer.
Existem múltiplos factores que influenciam as fases e a vida desportiva dos nossos atletas. A família, a escola, os (as) amigos (as), outras pessoas directamente ligadas ao Clube (Escola), como por exemplo os outros técnicos/professores, etc.
AF