segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CVESLC


Professores, Pais e outros colaboradores unidos na formação dos atletas
             
  •             A competição e a prática desportiva de qualidade ou excelência são incentivadas na Escola e no Clube de Voleibol da Escola Secundária de Latino Coelho nas dimensões mais nobres do desporto: dedicação, empenhamento, correcção, esforço, evolução, espírito competitivo e desportivo, fair-play, satisfação pessoal, gosto pela modalidade, prazer de estar e participar em equipa, confiança e competência na competição. A valorização somente dos resultados, e a todo o custo, não são nosso apanágio; estes são importantes, mas não são os valores essenciais.    
  •             O Voleibol, tal como a generalidade dos desportos colectivos, é uma das modalidades cujo resultado desportivo depende de um excelente trabalho em equipa e das relações interpessoais entre quem ensina e quem aprende. O jogo e o treino devem ser potencializados para que se aumentem os níveis de confiança individual e colectiva e para que a interacção sincronizada entre todos seja mais do que a soma de cada uma das partes. O trabalho vivido em cada dia, em cada treino, em cada jogo e em equipa, pode ser um excelente instrumento de socialização e de educação para os valores sociais relacionados com a competição, a cooperação, a solidariedade, o empenhamento e o fair-play. Os nossos alunos/atletas, como se pode verificar no dia-a-dia, sentem o prazer de jogar e de viver o espírito de cada equipa do nosso Clube.   
  •             A motivação dos nossos atletas para o desporto e a perspectiva de continuidade no Voleibol em particular, em fases sensíveis do desenvolvimento dos jovens, depende muito do apoio e acompanhamento dos pais. A participação destes faz parte integrante do nosso projecto desportivo, o que pressupõe, naturalmente, haver um acordo sobre os objectivos e a importância da prática desportiva no processo evolutivo de educação do jovem. As muito boas relações humanas entre os pais e os professores/treinadores estimulam a confiança entre os dois educadores. Há necessidade e é importante a presença e o carinho dos pais nos treinos e nas competições, não para exigir resultados, mas para analisar a evolução e o empenhamento dos filhos. É também importante para partilhar as dificuldades e os sucessos com o professor/treinador e, por sua vez, com a equipa. O apoio dos pais é pois fundamental. 
  •             Esta participação saudável, recíproca e eficaz leva os pais a identificarem-se com o Clube e  com a equipa e a identificarem os benefícios da actividade desportiva. Consequentemente, estarão disponíveis para ver o Voleibol como um excelente instrumento de educação para a vida dos seus filhos. Ao longo destes três anos e pouco de vida do nosso Clube, vários pais já assumiram algumas das despesas que decorrem deste investimento no futuro do seu educando.  
  •             Os professores de Educação Física da Escola e do Clube estão envolvidos no desporto escolar e na formação desportiva ao nível do sector federado/Voleibol e Ginástica, de forma articulada e compatível. Também eles participam neste projecto, retirando muitas horas da sua vida familiar e de ócio, para se dedicarem à formação biopsicossocial e desportiva dos seus atletas, de uma forma altruísta e abnegada.    
  •             Antigos alunos, actuais alunos e jogadores das equipas da Escola também exercem diversas funções e colaboram desinteressadamente com este Clube. Temos treinadores, um médico, delegados, oficiais de jogo, patrocinadores e ainda apoiantes/colaboradores nos jogos e nos treinos. Todos somos poucos para levar por diante este projecto.